Você olha para o logotipo da sua empresa e sente orgulho ou sente que algo está “fora do lugar”?
Muitas empresas nascem pequenas, com logos feitos “no improviso” ou seguindo a moda daquele ano específico. O negócio cresce, a qualidade do serviço evolui, mas a identidade visual permanece estagnada no passado.
O problema é que o mercado não perdoa. Uma marca visualmente ultrapassada passa a mensagem de que a empresa também parou no tempo.
Será que chegou a hora de mudar? Se você se identificar com algum dos 3 sinais abaixo, a resposta é sim.
1. O seu logo não funciona no digital
Esse é o sinal mais técnico e urgente. Talvez o seu logo tenha sido criado na era dos cartões de visita e fachadas grandes. Ele é cheio de detalhes, sombras, degradês ou traços finos.
Mas hoje, a sua marca precisa aparecer num círculo minúsculo no Instagram ou no WhatsApp. Faça o teste: olhe para a foto de perfil da sua empresa no celular. O logo está legível? Ou virou um borrão irreconhecível? Se o seu logo precisa ser “explicado” ou ampliado para ser entendido, ele já não serve para o mundo atual. O Redesign vai simplificar os traços para garantir impacto em qualquer tamanho de tela.
2. A sua empresa mudou, mas a marca não
Você começou vendendo produtos populares e hoje vende serviços premium? Ou talvez você tenha começado focado em crianças e hoje seu público são adultos?
Acontece muito: a realidade do negócio evolui, mas o visual continua a comunicar com o público antigo. Se você cobra um preço “alto/premium”, mas a sua identidade visual tem cara de “barato/amador”, existe uma ruído de comunicação. O cliente chega, vê o visual, espera um preço baixo e assusta-se com o orçamento. O Rebranding serve para alinhar a expectativa visual com a realidade da sua entrega.
3. Você tem vergonha do seu cartão de visita
Esse é o teste do “sentimento”. Quando você entrega seu cartão ou passa o endereço do seu site para um cliente importante, você sente confiança ou sente a necessidade de se justificar? “Ah, não repara no logo, é antigo, a gente vai mudar…”
Se você “esconde” a sua marca ou sente que ela não representa mais a grandiosidade do que você construiu, você está a perder oportunidades. A sua marca deve ser o seu maior motivo de orgulho, não um segredo desconfortável.
Mudar não é apagar a história
Muitos empresários têm medo do Rebranding porque acham que vão perder a tradição. Pelo contrário. O Redesign respeita a história. Nós pegamos a essência do que já existe e atualizamos para os dias de hoje. Veja o caso do Burger King, da Pepsi ou do Itaú. Eles mudam constantemente para se manterem jovens e relevantes, mas sem perder a essência.
Conclusão
O seu logotipo é o rosto do seu negócio. Se ele está cansado, datado ou confuso, é assim que os clientes verão a sua empresa.
Dar um “tapa no visual” não é gasto, é investimento em posicionamento. Se você sentiu que a carapuça serviu, entre em contato com a Panda Designer. Vamos avaliar se a sua marca precisa de uma revolução total ou apenas de uma evolução estratégica.


